7 de Novembro de 2024
Joalharia do Carmo comemora o centenário no Roca Lisboa Gallery
O Roca Lisboa Gallery recebe, até ao próximo dia 27 de dezembro, uma exposição que celebra o século de história da Joalharia do Carmo, um espaço icónico na baixa lisboeta e que dá agora palco à mais nobre joalharia nacional: a Filigrana portuguesa.
A exposição, inaugurada no passado dia 5 de novembro, revela, através de joias únicas feitas à mão, os tradicionais motivos da Filigrana a partir de peças emblemáticas, como a recriação da Torre de Belém, datada de 1977-78. Mas não só: é também pelas peças irreverentes, como a criação do “Coração de Filigrana La Casa de Papel”, oferecido à atriz Úrsula Corberó, realizada em colaboração com a Netflix, ou o “Coração Duplo em Filigrana”, criado em 1970, e que ganhou notoriedade internacional quando foi utilizado pela atriz Sharon Stone em 2014.
A exposição “Filigrana: 100 Anos de Joalharia do Carmo” transporta os visitantes numa viagem temporal, desde as origens da joalharia, frequentada pela elite lisboeta, até à sua dedicação exclusiva à Filigrana, demonstrando como esta arte secular se mantém viva e vibrante.
Esta parceria entre o Roca Lisboa Gallery e a Joalharia do Carmo surge como celebração do design e da criatividade, inerentes a ambas as marcas, reforçando a ligação da Roca a Portugal. Apesar da sua origem em Espanha e presença global, a Roca tem em Portugal um importante polo industrial, com oito centros produtivos e cerca de 2000 trabalhadores. Esta exposição é, portanto, também uma comemoração da Portugalidade e do talento nacional. No âmbito desta iniciativa, decorrerá, no dia 21 de novembro, uma Mesa Redonda com o mote “Os Novos Desafios da Filigrana de Portugal” proporcionando um espaço de debate sobre o futuro desta arte.
Para Emílio Salazar, Managing Director da Roca em Portugal, “esta exposição, ao celebrar os 100 anos da Joalharia do Carmo, celebra também aquele que é o design e o saber fazer inerentes a esta arte, dimensões comuns ao nosso universo enquanto marca fabricante.”
Sónia Felgueiras, Diretora de Marketing do Grupo Valor do Tempo “A Filigrana sofreu um revés nos anos 90 quando um novo conceito de design de moda se alargou à joalharia: o minimalismo. A estética eliminou os detalhes e a Filigrana era exatamente o oposto deste novo conceito; ourives e enchedeiras desesperavam por manter a sua arte. Ao apostar na Filigrana Certificada, reafirmamos o nosso modelo de economia social que remunera devidamente as bases da cadeia de valor de forma a tornar atrativa a profissão, ao mesmo tempo que damos uma nova vida e posicionamento à Filigrana e oferecemos ao cliente final uma joia única e uma experiência singular. “
Esta exposição pode ser visitada durante o período de funcionamento do Roca Lisboa Gallery, de segunda-feira a sexta-feira, entra as 10:30 e as 17:30, e a entrada é gratuita.