Marcas

Mantendo o foco na valorização e diferenciação, o Grupo O Valor do tempo detém quinze marcas distintas que, fiéis aos valores do grupo, assentam num legado da história e do património português e honram o passado e as tradições que o tempo conservou.

MUSEU DO PÃO

A visita ao Museu do Pão é uma experiência de partilha, contacto com a natureza e enriquecimento da Alma.

Inaugurado em setembro de 2002, em Seia, na Serra da Estrela, o Museu do Pão é hoje uma das maiores referências da museologia em Portugal e o maior complexo dedicado ao tema em todo o mundo. Oferecendo uma experiência multissensorial através da visita às quatro salas temáticas do museu, um bar-biblioteca, uma mercearia tradicional e um restaurante, o Museu do Pão recolhe continuamente, preserva e exibe objetos e património do pão português nas suas vertentes etnográfica, política, social, histórica, religiosa e artística. A transversalidade do tema “Pão” faz deste espaço um verdadeiro ícone independente de idade, género, raça ou credo.

Do espólio do Museu do Pão faz parte também a escrivaninha de Fernando Pessoa, onde o poeta se inspirava para escrever as suas obras. Esta peça contribui para levar a arte a todos, numa iniciativa que não apenas promove a descentralização levando a cultura ao interior de Portugal, mas também pela relação das obras com os projetos e a narrativa do Museu Nacional do Pão, para que cada incorporação seja uma mais-valia e um contributo útil aos visitantes. Através dos seus heterónimos, Fernando Pessoa conduziu uma profunda reflexão sobre a relação entre verdade, existência e identidade, valores igualmente partilhados pelo Museu Nacional do Pão na sua relação com a comunidade.

CASA PORTUGUESA DO
PASTEL DE BACALHAU

Como forma de aproximar o litoral do interior, a Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau celebra dois ícones da gastronomia portuguesa: o pastel de bacalhau e o Queijo Serra da Estrela DOP.

Sob o mote “É a voz da terra ansiando pelo mar”, do poema D. Dinis, de Fernando Pessoa, e numa grande homenagem aos pastores da Serra da Estrela, nasceu o primeiro espaço da Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau, em 2015, na Rua Augusta, em Lisboa, como forma de aproximar o litoral do interior, celebrando dois ícones da gastronomia portuguesa: o pastel de bacalhau e o queijo Serra da Estrela DOP. A esta dupla, que junta dois sabores tradicionais numa especialidade única – o Pastel de Bacalhau com Queijo da Serra ®, juntou-se o vinho do Porto, num trio que promete uma verdadeira «Portugal Experience».

Fiel ao seu conceito, existem hoje onze espaços da marca: na Torre, na Serra da Estrela, em Lisboa, na Rua Augusta, no Castelo de S. Jorge, no elevador de Santa Justa, no LX Factory, na Rua das Portas de Santo Antão e no Cais do Sodré, em Cascais, em Aveiro, no Porto junto à Torre dos Clérigos e em Gaia, no Cais de Gaia, num espaço emblemático que acrescenta, a esta experiência gastronómica, um concerto ao vivo num histórico órgão de tubos, recentemente restaurado para este fim e que data da segunda metade do séc. XIX.

QUINTA DA LAGOA

“Um leite limpo de um rebanho são, dará sempre um grande queijo”. Assim o afirmam, desde tempos idos, os sábios pastores da Serra da Estrela e assim é, desde sempre, na Quinta da Lagoa.

A Quinta da Lagoa, propriedade da Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau, em pleno coração da Serra da Estrela, é um capricho da natureza que oferece as condições ideais para o habitat de seiscentas ovelhas bordaleiras e onde se produz o Queijo com Denominação de Origem Protegida pelas mãos sábias das queijeiras que transformam o leite num queijo 100% natural, com um bouquet muito suave, limpo e ligeiramente acidulado. O Queijo Serra da Estrela DOP foi nomeado uma das 7 Maravilhas da Gastronomia de Portugal em 2011, e o que é produzido pela Quinta da Lagoa foi premiado com a Medalha de Prata “Olimpíadas Itália”.

O domínio da cadeia de valor – exploração de rebanho próprio, produção de leite, produção de Queijo e os espaços da Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau que oferecem a experiência de juntar dois sabores tradicionais numa especialidade única – promove sinergias e permite controlar o processo, garantindo que não se fazem quaisquer concessões ao custo da produção, porque a relevância está toda no respeito pela origem e no respeito pelo consumidor.

COMUR

Inaugurada em 1942 na Murtosa, Aveiro, juntando-se ao Grupo O Valor do Tempo em 2015, a Comur é hoje uma das maiores bandeiras da indústria conserveira portuguesa.

Inicialmente dedicada à exportação de enguias, a Comur produz hoje cerca de trinta variedades de conservas, minuciosamente trabalhadas pelas experientes mãos de mais de cem mulheres, que transformam os sabores do mar em deliciosas iguarias.

As mais de vinte lojas da Comur e Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa em todo o país são o palco de uma epopeia, agora recontada em cada conceito e em cada conserva, de forma original.

A antiga fábrica da Comur é hoje um museu onde é possível conhecer a sua história e a origem e o percurso da indústria conserveira Portuguesa.

O MUNDO FANTÁSTICO DA
SARDINHA PORTUGUESA

A rainha de todos os peixes – a sardinha portuguesa – um peixe simultaneamente nobre e popular, sobe ao trono ostentando a sua coroa nas lojas d’O Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa, onde reina todo o ano.

E que melhor homenagem lhe poderia ser feita, senão através da fantasia do maravilhoso mundo do circo, também ele nobre e popular, estabelecendo o paralelismo com a extraordinária nobreza popular da sardinha?


Outrora uma indústria com rótulos muito festivos e com motivos coloridos e animados que se foram perdendo pelo caminho dando lugar a monótonos rótulos, as latas d’O Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa recuperam e dignificam esse passado colorido e feliz da indústria conserveira. Plenas de cor e fantasia, nas latas de sardinhas constam os anos desde 1916 até à atualidade, assinalando uma efeméride e o nascimento das personalidades mais relevantes desse ano.

MUSEU DA CERVEJA

Aberto ao público em 2012, o Museu da Cerveja é um espaço de contemplação da lusofonia, numa das maiores praças da Europa – o Terreiro do Paço, em Lisboa.

O Museu da Cerveja é simultaneamente um espaço museológico que apresenta a história da cerveja ao longo dos últimos 7000 anos e um espaço de restauração para desfrutar do melhor que a gastronomia portuguesa tem para oferecer. A cerveja é homenageada num imponente altar construído com copos de design exclusivo de um dos mais prestigiados artistas plásticos portugueses do século XX – Júlio Pomar – que assina também «Contos Murais», um painel de azulejos que dá as boas-vindas aos visitantes. O Museu da Cerveja oferece ainda a maior área de esplanada do país, proporcionando a quem o visita momentos únicos de lazer, patrocinados pela incrível luz de Lisboa e pelo Tejo como pano de fundo.

HÄSTENS SLEEP SPA
CBR BOUTIQUE HOTEL

Um sono superlativo, inspirado na Biblioteca Joanina de Coimbra.

No coração da cidade de Coimbra, o Hästens Sleep SPA – CBR Boutique Hotel é uma experiência única e exclusiva em profundo contacto com a história de Portugal e uma homenagem à Biblioteca Joanina, reconhecida como uma das mais originais e espetaculares bibliotecas barrocas europeias. O conceito exclusivamente focado na sublimação do sono inspirou a Hästens, a marca de camas mais prestigiada do mundo, a eleger Coimbra para o lançamento mundial da insígnia Hästens Sleep Spa.

A aura da Biblioteca Joanina presente nos espaços eleva-se, assim, no conceito Hästens Sleep Spa, numa ode à cidade de Coimbra e à plenitude do bem-estar.

A BRASILEIRA DO CHIADO

Um dos mais antigos e o mais emblemático café de Lisboa, ponto de encontro dos intelectuais de outrora, é um espaço histórico centenário que preserva o charme e a elegância originais.

Inaugurada a 19 de novembro de 1905, no Chiado, A Brasileira foi o cenário de inúmeras tertúlias intelectuais, artísticas e literárias, onde escritores e artistas como Fernando Pessoa ou Almada Negreiros eram presença assídua. Em 2020 juntou-se ao Grupo O Valor do Tempo como um símbolo da literatura e das artes.

Foi na Brasileira do Chiado que nasceu o termo «bica», que seria a abreviatura de “beba isto com açúcar”, um incentivo para tornar o café – uma novidade na época – mais agradável para os clientes, enquanto lhes criava o hábito e marcava um ritual.

Com toda a importância que teve na vida cultural do país, A Brasileira do Chiado mantém hoje intacta a sua identidade. Classificada desde 1997 como imóvel de interesse público, é o mais icónico café de Lisboa e um dos três únicos que atravessaram todo o século XX e se mantêm abertos, granjeando o seu posto de destaque entre os locais mais emblemáticos do Chiado, como um dos mais visitados e fotografados de toda a cidade.

MENSAGEM DE LISBOA

Um jornal local digital sobre Lisboa, de Lisboa e para os lisboetas. Todos. Os que moram, nasceram e trabalham em Lisboa, os que chegaram e ficaram, os que partiram e ali deixaram o coração.

Com sede emocional na Brasileira do Chiado e nome inspirado no livro maior de Fernando Pessoa, a Mensagem de Lisboa é o lugar das histórias da cidade, a confirmar que o café é um eterno ponto de encontro.

A Mensagem de Lisboa é um jornal digital onde se fala da cidade: dos transportes públicos, da bicicleta e do vaguear pelas ruas, praças, becos e colinas. Fala-se do trabalho e do divertimento, da proximidade, do vizinho e do cidadão. Fala-se de jardins, de chafarizes, da calçada portuguesa e de arte urbana. Fala-se de História e das muitas causas pela causa: Lisboa.
Este projeto nasceu da vontade do Grupo O Valor do Tempo de dinamizar a vida cultural do café A Brasileira do Chiado, devolvendo-lhe o cariz cultural do passado e de um grupo de jornalistas, cronistas, ilustradores e entusiastas que acreditavam que havia muito a fazer no jornalismo local, homenageando a cidade de Lisboa. Uma iniciativa que conta com a indispensável colaboração de inúmeros correspondentes de bairro, que conhecem e contam as histórias das muitas zonas de Lisboa como ninguém.

CONFEITARIA PEIXINHO

Fundada em 1856, a Confeitaria Peixinho tem o privilégio e a responsabilidade de ser a casa mais antiga de Ovos Moles de Aveiro.

Os Ovos Moles são a expressão maior da doçaria conventual portuguesa criada pelas freiras da região de Aveiro, numa tradição com mais de cinco séculos.

Fundada em 1856, juntou-se ao Grupo O Valor do Tempo em 2018 mantendo a receita original dos Ovos Moles, garantindo que o mundo os perceciona enquanto o doce fino que sempre foram, colocando-os no patamar de excelência, elevação e singularidade que estes merecem. Aqui é também possível saborear outra tradição clássica aveirense, igualmente deliciosa: as míticas Raivas de Aveiro. Duas formas únicas de saborear Portugal, em qualquer parte do mundo.

JOALHARIA DO CARMO

A filigrana define a identidade de um espaço centenário no coração de Lisboa, a sublimar a arte secular da joalharia tradicional portuguesa.

Fundada em 1924, a Joalharia do Carmo oferecia à elite lisboeta peças exclusivas em prata decorativa e joias, num espaço muito singular. Com uma imponente fachada Art Déco da autoria do arquiteto Manuel Norte Júnior, que assinou também a fachada d’A Brasileira do Chiado, a Joalharia do Carmo é hoje classificada «Loja com História» pela Câmara Municipal de Lisboa e preserva intacta a sua identidade original, continuando a ser uma fiel guardiã da arte da ourivesaria intemporal.

A marca distintiva da fachada, o escudo português sobre a cruz de Cristo inserido num faustoso coração coroado, inspirou o conceito do espaço. Ali brilha a filigrana, numa minuciosa sequência de finos fios de ouro que desenham soberbamente obras de arte da mais fina joalharia portuguesa. Em motivos florais ou marítimos, representações da religião ou a inspiração no amor com os icónicos corações de Viana numa feliz relação com o coração que se impõe na fachada, a Joalharia do Carmo é uma montra de peças únicas que se revelam verdadeiras embaixadoras de Portugal no mundo.

FIGURADO DE BARCELOS

A tradição encontra na obra dos mestres barristas o expoente da arte popular: é o Figurado de Barcelos com laivos de alma portuguesa e de cor, que define a identidade de um povo.

Uma âncora da realidade, num contexto artístico e temático e pleno de incursões criativas: assim se recria o quotidiano minhoto desde o século XX, criando um imaginário em peças certificadas e geradas pelas mãos que moldam o mundo na interpretação da sua realidade.

O Grupo o Valor do Tempo juntou-se aos artesãos desta arte popular, realizando-lhes o sonho de décadas de criar um palco onde as suas peças artesanais ascendem finalmente ao estatuto que merecem, a colorir o nosso imaginário num espaço nobre: uma loja que se abre ao mundo, em plena baixa lisboeta.

A valorização do património é a bandeira que sempre gostámos de hastear para apresentar Portugal ao mundo. Com um orgulho imenso no legado deste país, nas nossas origens e na nossa História, esta parceria é, para o Grupo O Valor do Tempo, mais uma forma de elevar Portugal com o Figurado de Barcelos a juntar-se à festa em cores vibrantes e com a alegria popular, num hino ao que existe de mais genuíno.

CASA PEREIRA DA CONCEIÇÃO

A Casa Pereira da Conceição transporta consigo a magia da Lisboa de outrora, habituada a bem servir e reassume o compromisso de apresentar a todos os que a visitem o que de melhor e mais raro se faz em Portugal.

Fundada em 1933, a Casa Pereira da Conceição juntou-se ao Grupo O Valor do Tempo em 2019, mantendo a tradição de ser uma das casas de chá e café mais distintas de Lisboa, em plena Rua Augusta. O agradável aroma a chá e café, cuidadosamente apresentados no mobiliário palaciano com mais de século e meio, convidam também a experimentar os famosos Ovos Moles de Aveiro da Confeitaria Peixinho e as tradicionais Raivas de Aveiro.

QUEIJADAS FINAS DE SINTRA

Ao tesouro nacional que são as Queijadas de Sintra faltavam apenas os holofotes para se revelarem ao mundo como a joia da coroa que sempre foram.

Foram os tons coloridos do Palácio da Pena, os matizes de verde que pintam o parque natural e o azul do céu que partilha o cenário com o eterno nevoeiro da serra, que trouxeram Sintra para Lisboa, numa loja exclusivamente dedicada às famosas Queijadas, invadida por um irresistível aroma a canela.

Em cada pacote estão embrulhadas as muitas histórias de quatro gerações de mulheres dedicadas a uma tradição familiar com mais de oito décadas: as famosas Queijadas Finas de Sintra de Eugénia de Jesus, nascida em 1903 e com um sonho para cumprir: o de levar as suas Queijadas ao mundo. 

Mantendo a tradição, as Queijadas continuam a ser totalmente fabricadas através de processos manuais e com os mesmos ingredientes e utensílios de sempre. São acomodadas unidas duas a duas e separadas entre si por quadradinhos de papel antes de serem finalmente embrulhadas de forma tradicional.

SILVA & FEIJÓO

O espaço onde a tradição da antiga confeitaria e doçaria se funde com a tradição da antiga cordoaria portuguesa.

A Silva & Feijóo é uma marca centenária, criada em 1919 e que se juntou ao Grupo O Valor do Tempo em 2006, que se estabeleceu na Rua dos Bacalhoeiros em 1924 (onde ainda hoje se mantém), na Baixa Pombalina.
Mantém a sua génese de loja histórica, com uma coleção vintage de objetos de coleção que convidam a reviver memórias, e com uma oferta diversificada de produtos que representam a gastronomia nacional, num conjunto rico e variado de sabores tradicionais: café, vinhos, azeites e doces regionais, mas também artesanato, saboaria e perfumaria para o corpo e para a casa e lembranças da cidade de Lisboa, confirmando o adágio de que a tradição pode ser o futuro.