Marcas
Mantendo o foco na valorização e diferenciação, o Grupo O Valor do tempo detém quinze marcas distintas que, fiéis aos valores do grupo, assentam num legado da história e do património português e honram o passado e as tradições que o tempo conservou.
MUSEU DO PÃO
A visita ao Museu do Pão é uma experiência de partilha, contacto com a natureza e enriquecimento da Alma.
Inaugurado em setembro de 2002, em Seia, na Serra da Estrela, o Museu do Pão é hoje uma das maiores referências da museologia em Portugal e o maior complexo dedicado ao tema em todo o mundo. Oferecendo uma experiência multissensorial através da visita às quatro salas temáticas do museu, um bar-biblioteca, uma mercearia tradicional e um restaurante, o Museu do Pão recolhe continuamente, preserva e exibe objetos e património do pão português nas suas vertentes etnográfica, política, social, histórica, religiosa e artística. A transversalidade do tema “Pão” faz deste espaço um verdadeiro ícone independente de idade, género, raça ou credo.
Do espólio do Museu do Pão faz parte também a escrivaninha de Fernando Pessoa, onde o poeta se inspirava para escrever as suas obras. Esta peça contribui para levar a arte a todos, numa iniciativa que não apenas promove a descentralização levando a cultura ao interior de Portugal, mas também pela relação das obras com os projetos e a narrativa do Museu Nacional do Pão, para que cada incorporação seja uma mais-valia e um contributo útil aos visitantes. Através dos seus heterónimos, Fernando Pessoa conduziu uma profunda reflexão sobre a relação entre verdade, existência e identidade, valores igualmente partilhados pelo Museu Nacional do Pão na sua relação com a comunidade.
CASA PORTUGUESA DO
PASTEL DE BACALHAU
Como forma de aproximar o litoral do interior, a Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau celebra dois ícones da gastronomia portuguesa: o pastel de bacalhau e o Queijo Serra da Estrela DOP.
Sob o mote “É a voz da terra ansiando pelo mar”, do poema D. Dinis, de Fernando Pessoa, e numa grande homenagem aos pastores da Serra da Estrela, nasceu o primeiro espaço da Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau, em 2015, na Rua Augusta, em Lisboa, como forma de aproximar o litoral do interior, celebrando dois ícones da gastronomia portuguesa: o pastel de bacalhau e o queijo Serra da Estrela DOP. A esta dupla, que junta dois sabores tradicionais numa especialidade única – o Pastel de Bacalhau com Queijo da Serra ®, juntou-se o vinho do Porto, num trio que promete uma verdadeira «Portugal Experience».
Na nossa quinta, 700 ovelhas Bordaleiras vivem felizes num ambiente tranquilo, de pasto verde e tenro, num espaço imenso. Um capricho da natureza que oferece as condições ideais para que aqui se produza o leite que dá origem ao tão afamado Queijo com Denominação de Origem Protegida (DOP), único no mundo.
Fiel ao seu conceito, existem hoje dez espaços da marca: em Lisboa, na Rua Augusta, no Castelo de S. Jorge, no Elevador de Santa Justa, no LX Factory e no Cais do Sodré, em Cascais, em Aveiro, em Óbidos, no Porto junto à Torre dos Clérigos e em Gaia, no Cais de Gaia, num espaço emblemático que acrescenta, a esta experiência gastronómica, um concerto ao vivo num histórico órgão de tubos, recentemente restaurado para este fim e que data da segunda metade do séc. XIX.
O MUNDO FANTÁSTICO DA
SARDINHA PORTUGUESA
A rainha de todos os peixes – a sardinha portuguesa – um peixe simultaneamente nobre e popular, sobe ao trono ostentando ao mundo a sua coroa conserveira, numa experiência imersiva e sensorial, de pura emoção.
Num universo em que a realidade se mistura com a fantasia, as conservas são alavancadas pela arte de criar sensações impactantes em ambientes únicos que envolvem, atraem e contam histórias, deixando para trás o receio de ambicionar um lugar que está ao seu alcance: ser a referência mundial das conservas, sinónimo de prestígio e distinção. Sinónimo de Portugal.
Outrora uma indústria com rótulos muito festivos e com motivos coloridos e animados que se foram perdendo no tempo, as conservas recuperam e dignificam o passado feliz da indústria conserveira portuguesa. Sonhado pela Comur – Fábrica de Conservas da Murtosa, fundada em 1942, o Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa é o passaporte para as conservas portuguesas se apresentarem ao mundo através de uma experiência ímpar que vai além dos cinco sentidos, usando o fantástico como caminho, o espanto como atração e a História como narrativa.
MUSEU DA CERVEJA
Aberto ao público em 2012, o Museu da Cerveja é um espaço de contemplação da lusofonia, numa das maiores praças da Europa – o Terreiro do Paço, em Lisboa.
O Museu da Cerveja é simultaneamente um espaço museológico que apresenta a história da cerveja ao longo dos últimos 7000 anos e um espaço de restauração para desfrutar do melhor que a gastronomia portuguesa tem para oferecer. A cerveja é homenageada num imponente altar construído com copos de design exclusivo de um dos mais prestigiados artistas plásticos portugueses do século XX – Júlio Pomar – que assina também «Contos Murais», um painel de azulejos que dá as boas-vindas aos visitantes. O Museu da Cerveja oferece ainda a maior área de esplanada do país, proporcionando a quem o visita momentos únicos de lazer, patrocinados pela incrível luz de Lisboa e pelo Tejo como pano de fundo.
HÄSTENS SLEEP SPA
CBR BOUTIQUE HOTEL
Um sono superlativo, inspirado na Biblioteca Joanina de Coimbra.
No coração da cidade de Coimbra, o Hästens Sleep SPA – CBR Boutique Hotel é uma experiência única e exclusiva em profundo contacto com a história de Portugal e uma homenagem à Biblioteca Joanina, reconhecida como uma das mais originais e espetaculares bibliotecas barrocas europeias. O conceito exclusivamente focado na sublimação do sono inspirou a Hästens, a marca de camas mais prestigiada do mundo, a eleger Coimbra para o lançamento mundial da insígnia Hästens Sleep Spa.
A aura da Biblioteca Joanina presente nos espaços eleva-se, assim, no conceito Hästens Sleep Spa, numa ode à cidade de Coimbra e à plenitude do bem-estar.
A BRASILEIRA DO CHIADO
Um dos mais antigos e o mais emblemático café de Lisboa, ponto de encontro dos intelectuais de outrora, é um espaço histórico centenário que preserva o charme e a elegância originais.
Inaugurada a 19 de novembro de 1905, no Chiado, A Brasileira foi o cenário de inúmeras tertúlias intelectuais, artísticas e literárias, onde escritores e artistas como Fernando Pessoa ou Almada Negreiros eram presença assídua. Em 2020 juntou-se ao Grupo O Valor do Tempo como um símbolo da literatura e das artes.
Foi na Brasileira do Chiado que nasceu o termo «bica», que seria a abreviatura de “beba isto com açúcar”, um incentivo para tornar o café – uma novidade na época – mais agradável para os clientes, enquanto lhes criava o hábito e marcava um ritual.
Com toda a importância que teve na vida cultural do país, A Brasileira do Chiado mantém hoje intacta a sua identidade. Classificada desde 1997 como imóvel de interesse público, é o mais icónico café de Lisboa e um dos três únicos que atravessaram todo o século XX e se mantêm abertos, granjeando o seu posto de destaque entre os locais mais emblemáticos do Chiado, como um dos mais visitados e fotografados de toda a cidade.
MENSAGEM DE LISBOA
Um jornal local digital sobre Lisboa, de Lisboa e para os lisboetas. Todos. Os que moram, nasceram e trabalham em Lisboa, os que chegaram e ficaram, os que partiram e ali deixaram o coração.
Com sede emocional na Brasileira do Chiado e nome inspirado no livro maior de Fernando Pessoa, a Mensagem de Lisboa é o lugar das histórias da cidade, a confirmar que o café é um eterno ponto de encontro.
A Mensagem de Lisboa é um jornal digital onde se fala da cidade: dos transportes públicos, da bicicleta e do vaguear pelas ruas, praças, becos e colinas. Fala-se do trabalho e do divertimento, da proximidade, do vizinho e do cidadão. Fala-se de jardins, de chafarizes, da calçada portuguesa e de arte urbana. Fala-se de História e das muitas causas pela causa: Lisboa.
Este projeto nasceu da vontade do Grupo O Valor do Tempo de dinamizar a vida cultural do café A Brasileira do Chiado, devolvendo-lhe o cariz cultural do passado e de um grupo de jornalistas, cronistas, ilustradores e entusiastas que acreditavam que havia muito a fazer no jornalismo local, homenageando a cidade de Lisboa. Uma iniciativa que conta com a indispensável colaboração de inúmeros correspondentes de bairro, que conhecem e contam as histórias das muitas zonas de Lisboa como ninguém.
CONFEITARIA PEIXINHO
Os Ovos Moles são a expressão maior da doçaria conventual portuguesa criada pelas freiras da região de Aveiro, numa tradição com mais de cinco séculos.
Fundada em 1856, juntou-se ao Grupo O Valor do Tempo em 2018 mantendo a receita original dos Ovos Moles, garantindo que o mundo os perceciona enquanto o doce fino que sempre foram, colocando-os no patamar de excelência, elevação e singularidade que estes merecem. Aqui é também possível saborear outra tradição clássica aveirense, igualmente deliciosa: as míticas Raivas de Aveiro. Duas formas únicas de saborear Portugal, em qualquer parte do mundo.
JOALHARIA DO CARMO
A filigrana define a identidade de um espaço centenário no coração de Lisboa, a sublimar a arte secular da joalharia tradicional portuguesa.
Fundada em 1924, a Joalharia do Carmo oferecia à elite lisboeta peças exclusivas em prata decorativa e joias, num espaço muito singular. Com uma imponente fachada Art Déco, é hoje classificada «Loja com História» pela Câmara Municipal de Lisboa e preserva intacta a sua identidade original, continuando a ser uma fiel guardiã da arte da ourivesaria intemporal.
Na Joalharia do Carmo, todas as peças de Filigrana são oficialmente certificadas, exibindo uma punção e uma etiqueta de certificação que comprovam a sua singularidade, tornando-as mais facilmente reconhecidas e identificadas como autênticas. Exclusivamente feitas à mão, as joias em Filigrana Certificada com contrastaria portuguesa evidenciam rigor e complexidade na arte da precisão, garantia da sua autenticidade e sinónimo de prestígio e distinção. Com design tradicional ou contemporâneo, onde a Filigrana se engrandece com safiras ou diamantes, a Joalharia do Carmo é hoje a montra da verdadeira Filigrana. Uma das mais fiéis representações da cultura popular portuguesa é agora apresentada ao mundo como símbolo maior e distintivo da joalharia nacional, no único espaço do país que comercializa, em absoluto exclusivo, Filigrana de Portugal Certificada.
FIGURADO DE BARCELOS
A tradição encontra na obra dos mestres barristas o expoente da arte popular: é o Figurado de Barcelos com laivos de alma portuguesa e de cor, que define a identidade de um povo.
Uma âncora da realidade, num contexto artístico e temático e pleno de incursões criativas: assim se recria o quotidiano minhoto desde o século XX, criando um imaginário em peças certificadas e geradas pelas mãos que moldam o mundo na interpretação da sua realidade.
O Grupo o Valor do Tempo juntou-se aos artesãos desta arte popular, realizando-lhes o sonho de décadas de criar um palco onde as suas peças artesanais ascendem finalmente ao estatuto que merecem, a colorir o nosso imaginário num espaço nobre: uma loja que se abre ao mundo, em plena baixa lisboeta.
A valorização do património é a bandeira que sempre gostámos de hastear para apresentar Portugal ao mundo. Com um orgulho imenso no legado deste país, nas nossas origens e na nossa História, esta parceria é, para o Grupo O Valor do Tempo, mais uma forma de elevar Portugal com o Figurado de Barcelos a juntar-se à festa em cores vibrantes e com a alegria popular, num hino ao que existe de mais genuíno.
CASA PEREIRA DA CONCEIÇÃO
Fundada em 1933, a Casa Pereira da Conceição juntou-se ao Grupo O Valor do Tempo em 2019, mantendo a tradição de ser uma das casas de chá e café mais distintas de Lisboa, em plena Rua Augusta. O agradável aroma a chá e café, cuidadosamente apresentados no mobiliário palaciano com mais de século e meio, convidam também a experimentar os famosos Ovos Moles de Aveiro da Confeitaria Peixinho e as tradicionais Raivas de Aveiro.
SILVA & FEIJÓO
O espaço onde a tradição da antiga confeitaria e doçaria se funde com a tradição da antiga cordoaria portuguesa.
A Silva & Feijóo é uma marca centenária, criada em 1919 e que se juntou ao Grupo O Valor do Tempo em 2006, que se estabeleceu na Rua dos Bacalhoeiros em 1924 (onde ainda hoje se mantém), na Baixa Pombalina.
Mantém a sua génese de loja histórica, com uma coleção vintage de objetos de coleção que convidam a reviver memórias, e com uma oferta diversificada de produtos que representam a gastronomia nacional, num conjunto rico e variado de sabores tradicionais: café, vinhos, azeites e doces regionais, mas também artesanato, saboaria e perfumaria para o corpo e para a casa e lembranças da cidade de Lisboa, confirmando o adágio de que a tradição pode ser o futuro.