Marcas
Mantendo o foco na valorização e diferenciação, o Grupo O Valor do Tempo detém onze marcas distintas que, fiéis aos valores do grupo, assentam num legado da história e do património português e honram o passado e as tradições que o tempo conservou.

MUSEU NACIONAL DO PÃO
A visita ao Museu Nacional do Pão é uma experiência de partilha, contacto com a natureza e enriquecimento da Alma.
Inaugurado em setembro de 2002, em Seia, na Serra da Estrela, o Museu Nacional do Pão é hoje uma das maiores referências da museologia em Portugal e o maior complexo dedicado ao tema em todo o mundo. Oferecendo uma experiência multissensorial através da visita às quatro salas temáticas do museu, um bar-biblioteca, uma mercearia tradicional e um restaurante, o Museu Nacional do Pão recolhe continuamente, preserva e exibe objetos e património do pão português nas suas vertentes etnográfica, política, social, histórica, religiosa e artística. A transversalidade do tema “Pão” faz deste espaço um verdadeiro ícone independente de idade, género, raça ou credo.
Do espólio do Museu Nacional do Pão faz parte também a escrivaninha de Fernando Pessoa, onde o poeta se inspirava para escrever as suas obras. Esta peça contribui para levar a arte a todos, numa iniciativa que não apenas promove a descentralização levando a cultura ao interior de Portugal, mas também pela relação das obras com os projetos e a narrativa do Museu Nacional do Pão, para que cada incorporação seja uma mais valia e um contributo útil aos visitantes. Através dos seus heterónimos, Fernando Pessoa conduziu uma profunda reflexão sobre a relação entre verdade, existência e identidade, valores igualmente partilhados pelo Museu Nacional do Pão na sua relação com a comunidade.

CASA PORTUGUESA DO
PASTEL DE BACALHAU
Sob o mote “É a voz da terra ansiando pelo mar”, do poema D. Dinis, de Fernando Pessoa, e numa grande homenagem aos pastores da Serra da Estrela, nasceu o primeiro espaço da Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau, em 2015, na Rua Augusta, em Lisboa, como forma de aproximar o litoral do interior, celebrando dois ícones da gastronomia Portuguesa: o pastel de bacalhau e o queijo Serra da Estrela DOP. A esta dupla, que junta dois sabores tradicionais numa especialidade única – o Pastel de Bacalhau com Queijo da Serra ®, juntou-se o vinho do Porto, num trio que promete uma verdadeira «Portugal Experience».
Fiel ao seu conceito, existem hoje cinco espaços da marca: em Lisboa, na Rua Augusta, no Castelo de S. Jorge e no elevador de Santa Justa; no Porto, junto à Torre dos Clérigos e em Gaia, no Cais de Gaia, num espaço emblemático que acrescenta, a esta experiência gastronómica, um concerto ao vivo num histórico órgão de tubos, recentemente restaurado para este fim e que data da segunda metade do séc. XIX.

QUINTA DA LAGOA
A Quinta da Lagoa, propriedade da Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau, em pleno coração da Serra da Estrela, é um capricho da natureza que oferece as condições ideais para o habitat de seiscentas ovelhas bordaleiras e onde se produz o Queijo com Denominação de Origem Protegida pelas mãos sábias das queijeiras que transformam o leite num queijo 100% natural, com um bouquet muito suave, limpo e ligeiramente acidulado. O Queijo Serra da Estrela DOP foi nomeado uma das 7 Maravilhas da Gastronomia de Portugal em 2011, e o que é produzido pela Quinta da Lagoa foi premiado com a Medalha de Prata “Olimpíadas Itália”.
O domínio da cadeia de valor – exploração de rebanho próprio, produção de leite, produção de Queijo e os espaços da Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau que oferecem a experiência de juntar dois sabores tradicionais numa especialidade única – promove sinergias e permite controlar o processo, garantindo que não se fazem quaisquer concessões ao custo da produção, porque a relevância está toda no respeito pela origem e no respeito pelo consumidor.

COMUR
Inicialmente dedicada à exportação de enguias, a Comur produz hoje cerca de trinta variedades de conservas, minuciosamente trabalhadas pelas experientes mãos de mais de cem mulheres, que transformam os sabores do mar em deliciosas iguarias.
As vinte e duas lojas da Comur em todo o país, nas quais se integram também as lojas d’O Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa, são o palco de uma epopeia, agora recontada em cada conceito e em cada conserva, de forma original.
A antiga fábrica da Comur é hoje um museu onde é possível conhecer a sua história e a origem e o percurso da indústria conserveira Portuguesa.

O MUNDO FANTÁSTICO DA
SARDINHA PORTUGUESA
E que melhor homenagem lhe poderia ser feita, senão através da fantasia do maravilhoso mundo do circo, também ele nobre e popular, estabelecendo o paralelismo com a extraordinária nobreza popular da sardinha?
Outrora uma indústria com rótulos muito festivos e com motivos coloridos e animados que se foram perdendo pelo caminho dando lugar a monótonos rótulos, as latas d’O Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa recuperam e dignificam esse passado colorido e feliz da indústria conserveira. Plenas de cor e fantasia, nas latas de sardinhas constam os anos desde 1916 até à atualidade, assinalando uma efeméride e o nascimento das personalidades mais relevantes desse ano.

MUSEU DA CERVEJA

A BRASILEIRA DO CHIADO
Inaugurada a 19 de novembro de 1905, no Chiado, e adquirida pelo Grupo O Valor do Tempo em 2020, A Brasileira foi o cenário de inúmeras tertúlias intelectuais, artísticas e literárias, onde escritores e artistas como Fernando Pessoa ou Almada Negreiros eram presença assídua.
Foi na Brasileira do Chiado que nasceu o termo «bica», que seria a abreviatura de “beba isto com açúcar”, um incentivo para tornar o café (uma novidade na época), mais agradável para os clientes, enquanto lhes criava o hábito e marcava um ritual.
Com sede n’A Brasileira do Chiado, nasceu em 2021 um jornal digital e ao vivo sobre Lisboa, a atestar que a história deste espaço se continua a fazer, com conteúdo, e a dignificar o seu riquíssimo passado cultural.
Com toda a importância que teve na vida cultural do país, A Brasileira do Chiado mantém hoje intacta a sua identidade. Classificada desde 1997 como imóvel de interesse público, é o mais icónico café de Lisboa e um dos três únicos que atravessaram todo o século XX e se mantêm abertos, granjeando o seu posto de destaque entre os locais mais emblemáticos do Chiado, como um dos mais visitados e fotografados de toda a cidade.

CONFEITARIA PEIXINHO
Os Ovos Moles são a expressão maior da doçaria conventual portuguesa criada pelas freiras da região de Aveiro, numa tradição com mais de cinco séculos.
Fundada em 1856 e adquirida pelo Grupo O Valor do Tempo em 2018, a Confeitaria Peixinho mantém a receita original, garantindo que o mundo os perceciona enquanto o doce fino que sempre foram.
A Confeitaria Peixinho orgulha-se de colocar os Ovos Moles de Aveiro no patamar de excelência, elevação e singularidade que estes merecem, bem como oferece uma outra tradição clássica aveirense, igualmente deliciosa: as míticas Raivas de Aveiro. Duas formas únicas de saborear Portugal, em qualquer parte do Mundo.

CASA PEREIRA DA CONCEIÇÃO

HÄSTENS SLEEP SPA
CBR BOUTIQUE HOTEL
No coração da cidade de Coimbra, o Hästens Sleep SPA – CBR Boutique Hotel é uma experiência única e exclusiva em profundo contacto com a história de Portugal e uma homenagem à Biblioteca Joanina, reconhecida como uma das mais originais e espetaculares bibliotecas barrocas europeias. Isso mesmo inspirou a Hästens, a marca de camas mais prestigiada do mundo, a eleger Coimbra para o lançamento mundial da insígnia Hästens Sleep Spa, proporcionando a todos os hóspedes uma experiência de sono superlativa.
A aura da Biblioteca Joanina presente nos espaços eleva-se, assim, no conceito Hästens Sleep Spa, numa ode à cidade de Coimbra e à plenitude do bem-estar.

SILVA & FEIJÓO
A Silva & Feijóo é uma marca centenária, criada em 1919 e adquirida pelo Grupo O Valor do Tempo em 2006, que se estabeleceu na Rua dos Bacalhoeiros em 1924 (onde ainda hoje se mantém), na Baixa Pombalina.
Mantém a sua génese de loja histórica, com uma coleção vintage de objetos de coleção que convidam a reviver memórias, e com uma oferta diversificada de produtos que representam a gastronomia nacional, num conjunto rico e variado de sabores tradicionais: café, vinhos, azeites e doces regionais, mas também artesanato, saboaria e perfumaria para o corpo e para a casa e lembranças da cidade de Lisboa, confirmando o adágio de que a tradição pode ser o futuro.