18 outubro 2022

O Cais de Gaia tem uma nova atração.
E é fantástica!

Com vista sobre o Douro, o Mundo Fantástico das Conservas Portuguesas é um passaporte que apresenta as conservas portuguesas ao mundo de
forma original

É uma galeria? É uma loja? É um museu? É um parque de diversões?

É tudo isto junto! Um espaço que abriu recentemente no Cais de Gaia promete uma experiência ímpar no maravilhoso mundo das conservas portuguesas que aqui ganham um palco para brilhar e contar a História de Portugal num ambiente mágico e vibrante, repleto de cor, música, luz e movimento, em dois pisos de pura emoção.

Com músicos da banda filarmónica a fazer as honras da casa e vestidos a rigor, neste espaço há conservas para todos os gostos, em cerca de 30 variedades diferentes. Da sardinha ao bacalhau ou ao polvo (vem aí o Natal, numa tradição que se pode cumprir de forma descomplicada, em conservas) ou a peixes mais incomuns como o robalo, a corvina ou os búzios (deliciosos, para saborear diretamente da lata), os peixes apresentam-se em latas com anos, latas que invocam os Descobrimentos Portugueses, caixas em banda desenhada e caixas que celebram os Santos Populares. Aqui, a realidade reveste-se de fantasia, mas é um caso muito sério.

No piso superior, um videomaping conserveiro abre alas para uma incursão numa tenda circense conduzido por dois painéis de azulejo da artista Sara Maia a representar uma fábrica de conservas. Nas paredes, seis varinas ostentam canastras com as bandeiras de todos os países do mundo e são ladeadas por dois pescadores que trazem do mar o ouro português. A sardinha é justamente o tesouro que seis cofres guardam, de portas entreabertas, para explorar e descobrir.

Do mar para a lata e da lata para o mundo

Há muito que as conservas portuguesas se afirmam com uma qualidade inigualável, muito apreciadas e reconhecidas além-fronteiras. Com mais de 150 anos de história, a indústria conserveira portuguesa já experimentou todas as condições: de uma tímida empreendedora inicial, conheceu um período próspero durante as guerras mundiais (chegando a ser a maior produtora a nível mundial), caindo no declínio, fruto de uma desvalorização das conservas. Já foram 400 fábricas. Hoje são 21.

O Mundo Fantástico das Conservas Portuguesas resgata o setor do cinzentismo em que mergulhou, envolvendo-o numa experiência sensorial, feliz e divertida. É o passaporte que as conservas portuguesas carimbam para conquistar o mundo, deixando para trás o receio de ambicionar o lugar que está ao seu alcance: ser a referência mundial das conservas, sinónimo de prestígio e distinção.

Este novo espaço no Cais de Gaia abre todos os dias, das 10 às 22h e convida os visitantes para uma experiência que estimula os sentidos, onde as conservas portuguesas são anfitriãs na arte de criar sensações. Mergulhe aqui nesta aventura conserveira.

Sobre a Comur

Inaugurada em 1942 na Murtosa, em Aveiro, a Comur é hoje uma das maiores bandeiras da indústria conserveira portuguesa. Inicialmente dedicada à exportação de enguias, produz atualmente cerca de trinta variedades de conservas minuciosamente trabalhadas pelas experientes mãos de mais de cem mulheres que transformam os sabores do mar em deliciosas iguarias, através de métodos de produção artesanais. Com 22 lojas em Portugal, a Comur é uma marca do Grupo O Valor do Tempo que aposta na diferenciação e numa experiência de valor acrescentado, que permite contar a sua história e a História de Portugal, através das conservas portuguesas.

www.comur.com