9 maio 2022
Museu do Pão celebra o Dia Internacional dos Museus 2022 com uma programação alinhada com o ICOM – Conselho Internacional de Museus
O Dia Internacional dos Museus, celebrado anualmente a 18 de maio, foi estabelecido em 1977 pelo ICOM para aumentar a consciencialização pública sobre o papel dos museus no desenvolvimento da sociedade, lançando a cada ano um novo tema celebrado por museus de todo o mundo.
Este ano, o Museu do Pão, em Seia, associa-se a este evento internacional com uma programação alinhada com o tema definido e reforçando os laços do museu com a sociedade através de atividades culturais para todos os públicos.
O Poder dos Museus
Em 2022, sob o mote “O Poder dos Museus”, destaca-se o poder dos museus para transformar o mundo, como lugares incomparáveis de descoberta que ensinam sobre o passado e abrem horizontes para novas ideias – dois passos essenciais na construção de um futuro melhor. Os museus desempenham um relevante papel de intervenção na sociedade através da sua relação com a comunidade, com a cultura e com a educação.
Atividades para todos, no Museu do Pão
O Museu do Pão associa-se a este evento com um programa diversificado e acessível a todos.
Na noite de 14 de maio, as famílias serão convidadas a amassar o seu próprio pão, que será cozido no forno a lenha do museu, enquanto aprendem mais sobre o Pão e sobre a sua História. Cada família terá a oportunidade de cunhar o seu pão, da mesma forma que era feito no passado nos fornos comunitários, para distinguir o pão de cada família. Os cunhos, também conhecidos por pintadeiras, chaveiros ou carimbos serviam para marcar a massa antes de a levar ao forno e como símbolo de expressão popular, assumiam o papel de afirmação de famílias mais abastadas. O povo fazia as marcas na base com cunhos simples e os nobres na parte de cima do pão, com cunhos elaborados.
A 18 de maio, as escolas portuguesas do 1º e 2º ciclo serão convidadas a participar num Peddypaper em torno do tema do ciclo do Pão. Crianças dos 6 aos 12 anos de todo o país terão a possibilidade de passar um dia divertido, enquanto aprendem sobre o mais universal de todos os alimentos. Os dois eventos são gratuitos, mas de inscrição prévia obrigatória. Conheça as condições de participação em https://www.museudopao.pt.
Sobre o ICOM
Criado em 1946, o ICOM é uma organização não governamental dedicada à preservação e divulgação do património natural e cultural mundial, através de orientações de boas práticas difundidas por comissões nacionais com atividade em 146 países. Anualmente, mais de 40 mil museus participam no evento anual organizando programas que envolvem visitas guiadas, concertos, teatro, cinema, livros, recriações históricas e conferências. Todos os anos o ICOM seleciona um tema que esteja no centro das preocupações da sociedade, e este ano o foco será sobre o papel dos museus num mundo em mudança, e de como estes espaços culturais podem usar os seus recursos humanos e patrimoniais para melhorar a vida da sociedade.
Sobre o Museu do Pão
Inaugurado em setembro de 2002, em Seia, na Serra da Estrela, o Museu Nacional do Pão é hoje uma das maiores referências da museologia em Portugal e o maior complexo dedicado ao tema em todo o mundo. Oferecendo uma experiência multissensorial através da visita às quatro salas temáticas do museu, um Bar-Biblioteca, uma mercearia tradicional e um restaurante, o Museu Nacional do Pão recolhe continuamente, preserva e exibe objetos e património do pão português nas suas vertentes etnográfica, política, social, histórica, religiosa e artística. A transversalidade do tema “Pão” faz deste espaço um verdadeiro ícone independente de idade, género, raça ou credo.