1 agosto 2022

Museu do Pão e Museu da Cerveja unem-se para celebrar o Dia Internacional da Cerveja

No dia 5 de agosto comemora-se o dia da bebida alcoólica mais consumida em todo o mundo, a cerveja. Do litoral ao interior do país, dois museus unem-se para a homenagear.

A origem da cerveja

A cerveja acompanha a história das civilizações desde há mais de 7.000 anos, quando o homem começou a dominar as técnicas da agricultura, mas foi durante a Idade Média que a utilização do lúpulo, introduzido na produção de cerveja pelos monges, permitiu apurar o amargor, a frescura, o aroma e o sabor desta bebida, fazendo das adegas monásticas o verdadeiro berço da inovação cervejeira.

Nos conventos do século XVI, os monges ferviam a cevada, o lúpulo e a água originando uma pasta de cor escura, de elevado teor alcoólico e com uma textura muito semelhante à massa do pão, a que os monges deram o nome de «Pão Líquido».

Movidos pela necessidade de se alimentarem e manterem o corpo aquecido durante os períodos em que se impunha o jejum, a cerveja era um estímulo consentido e prazeroso. A forma como a cerveja era elaborada, eliminando micro-organismos e impurezas nocivos à saúde humana, numa época em que a água para consumo era contaminada devido às fracas condições sanitárias, justifica que o sucesso da cerveja registasse um consumo superior ao da própria água.

Das adegas monásticas ao advento da revolução industrial

O desenvolvimento científico e tecnológico dos séculos XVIII e XIX catapultou o fabrico e o consumo da cerveja, propiciando uma grande evolução nos métodos de produção. A Revolução Industrial levou à descoberta de novos compostos químicos, à criação de processos produtivos de ferro, ao desenvolvimento de meios de transporte e a uma maior eficiência do uso da energia, permitindo levar a cerveja além-fronteiras.

5 de agosto, Dia Internacional da Cerveja

Celebrado na primeira sexta-feira de agosto, a comemoração foi instituída em 2007, na Califórnia, por um grupo de amigos amantes da cerveja, sendo atualmente festejada em mais de 50 países. No Dia Mundial da Cerveja, o Museu do Pão e o Museu da Cerveja unem-se para uma celebração comum: especialmente desenvolvido pelo atelier do Museu do Pão, em Seia, para o Museu da Cerveja, em Lisboa, e apenas no dia 5 de agosto, será possível degustar o Pão Integral de Cerveja Artesanal, que estará igualmente à venda na mercearia do Museu do Pão.

Sobre o Museu da Cerveja

O Museu da Cerveja é simultaneamente um espaço de restauração para desfrutar do melhor que a gastronomia portuguesa tem para oferecer e um museu que apresenta a história da cerveja ao longo de mais de 7000 anos, através de uma experiência lúdica e multissensorial. A cerveja é homenageada num imponente altar edificado com copos de design exclusivo de um dos mais prestigiados artistas plásticos portugueses do século XX – Júlio Pomar. O Museu da Cerveja oferece a maior área de esplanada do país, proporcionando a quem o visita momentos únicos de lazer, patrocinados pela incrível luz de Lisboa e pelo Tejo como pano de fundo, numa das maiores praças de Europa, o Terreiro do Paço.

www.museudacerveja.pt
Terreiro do Paço, Ala Nascente, nº 62 a 65, 1100-148 Lisboa
reservas@museudacerveja.pt
+ 351 210 987 656

Sobre o Museu do Pão

Inaugurado em setembro de 2002, em Seia, na Serra da Estrela, o Museu do Pão é hoje um símbolo do povo e do mais universal dos alimentos. Oferecendo uma experiência multissensorial em 4 salas temáticas, o museu recolhe continuamente, preserva e exibe objetos e património do Pão nas suas vertentes etnográfica, política, social, histórica, religiosa e artística. A transversalidade do tema faz do Museu do Pão um espaço para todos independentemente da idade, género, raça ou credo, assumindo-se como uma experiência de partilha, contacto com a natureza e enriquecimento da alma.

www.museudopao.pt
Rua de Santa Ana Quinta Fonte do Marrão, 6270-909 Seia
museu@museudopao.pt
+351 238 310 760