25 novembro 2021
O Figurado de Barcelos celebra o Natal com presépio tradicional
É nos dias frios da época natalícia que se aproxima, que Lisboa ganha novas cores. Mas não são apenas as cores das iluminações de Natal habituais que já alegram as ruas. Lisboa reveste-se, por esta altura, de cores reais e pinceladas de memórias em tonalidades de tradição: um majestoso
presépio tradicional português.
Um hino à tradição do Natal, um regresso às origens e uma viagem pelas memórias
A nova loja do Figurado de Barcelos que abriu em agosto deste ano, na Rua de S. Nicolau, uma transversal da Rua Augusta, atrai os olhos e a curiosidade de quem passa, com dois bem-trajados músicos da fanfarra, em bonecos de tamanho XL que nos recebem à porta, de ar solene.
Plena de luz, cor, fantasia e música do Minho, o espaço que já se povoava de músicos, procissões, os tradicionais galos, santos, cabeçudos e mulheres minhotas, enche-se agora da magia do Natal, num imponente presépio tradicional português, o símbolo por excelência da época natalícia.
A verdade é que é cada vez menos usual o presépio com imagens de barro coloridas, à moda antiga como todos nos lembramos da casa dos nossos avós – e que boas memórias essas! Nesta loja encontramos um verdadeiro tesouro português onde o tempo para e nos deliciamos a apreciar cada detalhe. O musgo é o cenário desta aldeia encantadora. Aqui, pequenas figuras de barro toscas ganham vida em torno da Sagrada Família, ladeada pelos imprescindíveis burro e vaca cuja missão seria a de aquecer o menino. Os reis magos, os pastores com as suas muitas ovelhas, as igrejas, casas rurais, moinhos e pontes, as lavadeiras e aldeãos, aventuram-se por montes e caminhos sinuosos, detalhadamente replicando cenas do quotidiano.
É a magia do Natal a acontecer, de portas abertas para quem traz à memória a saudade de dias felizes em torno dos presépios das aldeias. E para levar esta magia para casa – e reviver as memórias, não faltam presépios para todos os gostos, no mundo fantástico que revela ao mundo a autenticidade da arte popular do Figurado de Barcelos.
Figurado de Barcelos – O Valor do Tempo
Rua de S. Nicolau, 81, 1100-547 Lisboa
Aberto todos os dias das 10h às 20h
Figurado de Barcelos
O Figurado de Barcelos é uma produção subsidiária da olaria que em tempos usava os restos do barro que sobravam da produção de peças utilitárias, para criar pequenas peças para caberem nos espaços livres do forno. Estas peças, na época inúteis, eram brinquedos vendidos por centavos em festas e romarias das aldeias. Hoje, o Figurado não é, de todo, uma inutilidade. É, como sempre foi, Arte. Uma âncora da realidade, num contexto artístico e temático e pleno de incursões criativas: assim se recria artesanalmente o quotidiano minhoto, criando um imaginário em peças moldadas e pintadas à mão, geradas pelas mãos que moldam o mundo na interpretação da sua realidade.
Apresentar Portugal ao Mundo
A valorização do património português é a bandeira que o Grupo O Valor do Tempo sempre gostou de hastear para apresentar Portugal ao mundo de uma forma original através das suas 13 marcas insígnia. Por se afigurar como um pilar inequívoco da cultura portuguesa, a arte popular do Figurado de Barcelos seria uma inevitabilidade para adicionar ao portfolio de marcas como mais uma experiência única e excecional num tributo a Portugal. Como tal, o Grupo O Valor do Tempo juntou-se aos artesãos, realizando-lhes o sonho de décadas de criar um palco onde as suas peças artesanais ascendem finalmente a um estatuto que as coloca num patamar de destaque, num espaço nobre da capital e num hino ao que existe de mais genuinamente português. É o fantástico mundo do Figurado de Barcelos, em peças que transportam a realidade rural minhota para a vida cosmopolita de Lisboa e daí para o mundo