objetos com história
- arquitetura e decoração -
Fachadas da autoria do Arquiteto Manuel Norte Júnior
A Brasileira e Joalharia do Carmo, Lisboa
Manuel Norte Júnior (1878-1962) foi um dos mais notáveis arquitetos portugueses da sua geração e vencedor de cinco Prémios Valmor e Municipal de Arquitetura e duas menções honrosas. As muitas obras que projetou destacam-se sobretudo pelos elementos decorativos das fachadas, ostensivas e luxuosas. Arquiteto da Casa de Bragança, foi autor de espaços emblemáticos como a casa Malhoa em Lisboa – – hoje Casa-Museu Anastácio Gonçalves, o pavilhão D. Carlos no Buçaco, o Palace Hotel da Curia, o Grande Hotel do Monte Estoril, o Hotel Paris no Estoril e o Palácio Fialho em Faro.
A arte de Norte Júnior estendeu-se também à fachada d’A Brasileira, numa exuberante estrutura em ferro forjado edificada entre 1922 e 1923, na qual usou novamente o luxo como marca distintiva. Um arco de volta perfeita em mármore assenta em bases decoradas com florões e é encimado por um friso em mármore, albergando duas estátuas, uma feminina e uma masculina, ambas envoltas em folhagens. As portas de ferro envidraçadas são encimadas por um reticulado de losangos de vidro e duas pilastras divisórias. As portas laterais são rematadas por frontões com volutas e duas máscaras humanas rodeadas por um pendente de cachos de uvas. O conjunto culmina num imponente remate em cartela com a inscrição “A Brasileira”, no qual se destaca um medalhão central com o símbolo do café – o eterno “velhote” de casaca verde e amarela que toma soberbamente a sua bica.
A fachada da centenária Joalharia do Carmo, também da sua autoria e datada de 1925, destaca as colunas coríntias e ostenta um imponente brasão como marca distintiva. O escudo português sobre a cruz de Cristo está inserido num faustoso coração coroado de castelos e ladeado de gloriosas folhas de louro. O dourado impera, característico do espírito da época em que foi construído e que parece ter sido propositadamente desenhado para aquilo que hoje mais faz brilhar: a filigrana portuguesa.