objetos com história
- biblioteca -
Biblioteca
Museu do Pão, Seia
Sendo o Pão um bem universal, a lista de livros que aborda esta temática é absolutamente infindável. Desde os que revelam a história da civilização humana através do seu principal alimento, aos que destacam o envolvimento e relevância do pão na religião, na política e na sociedade e também na arte que se sobre ele manifesta de muitas formas, há toda uma biblioteca. Nela há também livros de receitas do mundo de todos os tipos de pão, técnicas artesanais, ancestrais e contemporâneas, experiências, fenómenos e descobertas; os que trazem abordagens inovadoras para o desenvolvimento do sabor do pão; outros relativos a molinologia, cereais e farinhas tradicionais e alternativas; e ainda sobre a relevância dos ingredientes e da fermentação. Mas uma biblioteca temática nunca ficaria completa sem os livros que revelam a profissão de padeiro em cujas mãos se molda, com sabedoria e coração, uma e outra vez, a massa que começa a crescer e a ganhar forma, num exercício essencialmente intimista.
O Museu do Pão editou, em 2003, o livro “As Palavras do Pão: provérbios e ditos populares portugueses”, um tema intrinsecamente ligado à cultura popular portuguesa, numa recolha exaustiva de provérbios e ditos populares que exprimem e representam os costumes e as alegorias e metáforas em torno do pão. Um livro que integra, naturalmente, a sua biblioteca.
Dividida em macro-temas, a biblioteca do Museu do Pão conta com um acervo de cerca de 500 títulos datados desde finais do séc. XIX em múltiplos idiomas, e facilita o acesso a investigadores, curiosos e apaixonados pelo tema. Ou apenas para uma consulta breve para quem está de passagem e se deixou absorver pelo maravilhoso mundo do pão no ambiente do museu e da sua biblioteca viva, dinâmica e atualizada periodicamente com publicações sobre um tema que nunca se esgota.