objetos com história
- escultura e mobiliário -
Mobiliário Palaciano
Casa Pereira da Conceição, Lisboa
Numa época em que tomar um chá exigia uma encenação requintada de gestos e objetos, a Casa Pereira da Conceição era o cenário perfeito e o mobiliário palaciano desempenhava nesse palco um papel primordial. De cores suaves e harmoniosas em tons pastel, o mobiliário ao estilo Luís XVI que data do início do séc. XX foi resistindo ao tempo e continua a imprimir ao espaço um charme especial desde que era uma sapataria, muito antes de se tornar, em 1933, uma das mais antigas casas de chá e café da capital.
No processo de restauro do mobiliário fizemos questão de manter os seus elementos originais, utilizando técnicas de forma cuidadosa e criteriosa para que a sua História não se perdesse. Com duas características distintas, o mobiliário apresenta traços de rococó e neoclassicismo, num estilo híbrido, mas simples, combinando sobriedade e rigidez. Características do estilo, nele dominam as linhas perpendiculares, os ângulos retos e as superfícies planas com elementos decorativos que evocam a antiguidade clássica, de que são exemplo as colunas, as grinaldas, os drapeados e os entrelaçados que enobrecem o espaço e a experiência.
Classificada como Loja com História pela Câmara Municipal de Lisboa, a Casa Pereira da Conceição é permanentemente invadida pelo aroma a chá e café e de repente sentimo-nos novamente nos anos ‘30, de leque no colo e indumentária a rigor, a saborear com tempo o requinte lisboeta de então, em chávena de fina porcelana filada a ouro e talher de prata.