1 outubro 2021

Queijadas Finas de Sintra apresentam-se em Lisboa, num espaço que lhes é
exclusivamente dedicado

"Ega ia largar atarantadamente o embrulho, para apertar a mão que Maria Eduarda lhe estendia, corada e sorrindo. Mas o papel pardo, mal atado, desfez-se; e uma provisão fresca de queijadas de Sintra rolou, esmagando-se, sobre as flores do tapete."
- Os Maias, Eça de Queiroz

A História das Queijadas de Sintra

Na obra de Eça de Queiroz Os Maias, publicado em 1888, as queijadas de Sintra são assunto entre os personagens e aparecem na história que se passa entre Lisboa e Sintra, frequentemente compradas por fidalgos que a caminho de Sintra faziam uma paragem para se deleitarem com as deliciosas queijadas locais.

Mas na verdade, a história das deliciosas Queijadas de Sintra perde-se no tempo, havendo registos de que já eram produzidas na região durante a Idade Média e que eram inclusivamente usadas para pagamento de foros. As excelentes pastagens de Sintra permitiam o fabrico de um extraordinário queijo fresco que, pela abundância da sua produção, incentivava o seu uso também na confeção de doces. Por isso, as pequenas tartes ainda hoje feitas a partir de 5 ingredientes simples: queijo fresco, açúcar, ovos, farinha e canela e envolvidas numa massa fina e muito estaladiça, são um ícone incontornável da região desde há muito.

A partir de 1 de outubro de 2021 as Queijadas de Sintra ganham finalmente um estatuto especial revelando-se ao mundo num palco privilegiado – Lisboa. É mesmo no centro da cidade, na Rua da Prata, que a nova loja que lhes é exclusivamente dedicada, abre portas para adoçar a boca do mundo.

Queijadas Finas de Sintra – Eugénia de Jesus®

A nova loja Queijadas Finas de Sintra que hoje abriu ao público encerra em si um simbolismo que agrega valor ao património cultural e gastronómico do país. Não apenas toda a decoração da loja é inspirada no romantismo de Sintra e na magia do Palácio da Pena, como em cada pacote estão embrulhadas as muitas histórias de quatro gerações de mulheres dedicadas a uma tradição familiar com mais de oito décadas: as famosas Queijadas Finas de Sintra de Eugénia de Jesus, nascida em 1903 e com um sonho para cumprir.

Mantendo a tradição, as queijadas continuam a ser totalmente fabricadas através de processos manuais e com os mesmos utensílios de sempre, e são acomodadas em lotes de meia dúzia, unidas duas a duas pela superfície superior e separadas entre si por quadradinhos de papel antes de serem finalmente embrulhadas de forma tradicional; em cartucho.

A História que a festa de Nossa Senhora da Natividade começou e que as feiras e romarias do país continuaram, encontra agora na Baixa de Lisboa o palco para adoçar a boca do mundo, cumprindo finalmente o sonho e honrando as memórias da Dona Eugénia de Jesus.

Apresentar Portugal ao Mundo

O Grupo O Valor do Tempo oferece experiências únicas e excecionais num hino a Portugal, mantendo uma curiosidade insaciável através da disruptividade que desafia a lógica convencional. A nova loja do Grupo, exclusivamente dedicada às Queijadas Finas de Sintra de Eugénia de Jesus e situada numa das principais ruas da cidade de Lisboa, em plena baixa, é mais um palco para que possa brilhar mais este ícone da nossa cultura, apresentando ao mundo as Queijadas Finas de Sintra de Eugénia de Jesus com o brilho e a dignidade que merecem.

 

www.ovalordotempo.pt