5 abril 2022

Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau de Vila Nova de Gaia celebra a Primavera com
concertos especiais

O verso “É a voz da terra ansiando pelo mar”, do poema D. Dinis, de Fernando Pessoa, foi o mote inspirador da Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau, quando abriu portas pela primeira vez em Lisboa, em maio de 2015. Seis anos depois, a marca conta com nove espaços em Portugal que celebram dois ícones da gastronomia portuguesa: o pastel de bacalhau e o queijo Serra da Estrela DOP, uma dupla à qual se junta o vinho do Porto, num trio que promete uma verdadeira «Portugal Experience».

Em Vila Nova de Gaia, no Cais de Gaia, a Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau acrescenta a esta experiência gastronómica um concerto ao vivo num histórico órgão de tubos, democratizando o acesso à cultura a todos, uma vez que a entrada é livre.

Construído em 1863, o órgão histórico José Joaquim da Fonseca foi recentemente alvo de um criterioso processo de restauro que dignifica a sua história e está atualmente em funcionamento na Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau a oferecer verdadeiras experiências sensoriais. O instrumento, de notável sonoridade sobretudo ao nível dos Cheios, é o único órgão histórico do país, e um dos raros em todo o mundo, em utilização permanente num estabelecimento comercial.

Dar as Boas-Vindas à Primavera
De 8 a 25 de abril, o espaço oferece uma agenda cultural ainda mais diversificada e muito especial. Com um repertório que inclui clássicos inesperadamente tocados num órgão de tubos do século XIX, como Bella ciao, New York, New York, La vie en rose, Besame mucho, What a wonderful world, Stand by me, My favourite things, Don’t stop me now e Mamma Mia, os visitantes vão agora poder desfrutar do Pastel de Bacalhau com Queijo Serra da Estrela DOP ao som destes hits intemporais, numa verdadeira experiência multissensorial.

Outra das grandes surpresas preparada pela Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau serão os artistas que, em palco, vão dar voz a estes clássicos, a tornar a experiência ainda mais marcante.

Celebrar a origem
A Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau surgiu como forma de dar palco a um dos mais prestigiados queijos do mundo, produzido em Portugal, dando-lhe o destaque há muito merecido e apresentando-o ao mundo com a excelência que sempre teve. É justamente na Quinta da Lagoa, propriedade da Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau, em pleno coração da Serra da Estrela, que setecentas ovelhas bordaleiras vivem felizes num ambiente tranquilo, de pasto verde e tenro – um verdadeiro capricho da natureza que oferece as condições ideais para produzir o Queijo com Denominação de Origem Protegida (DOP) pelas mãos sábias das queijeiras que transformam o leite num queijo 100% natural, com um bouquet muito suave, limpo e ligeiramente acidulado que é possível saborear no Pastel de Bacalhau com Queijo Serra da Estrela DOP. Hoje são já 9 os espaços da Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau que recebem os visitantes num tributo a Portugal, às origens e à autenticidade, nas cidades de Lisboa, Cascais, Porto, Aveiro e Gaia.

Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau
Av. Diogo Leite, 122, Vila Nova de Gaia Horário: Todos os dias das 11h às 22h

https://www.pasteldebacalhau.pt/

A Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau é uma marca do Grupo O Valor do Tempo.