objetos com história
- arquitetura e decoração -
Pastel de bacalhau em ouro
Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau, Rua Augusta, Lisboa
O percurso dos pastores da Serra da Estrela, tal como o de Portugal, foi sempre marcado por expectativas, que, entre sucessos momentâneos e batalhas perdidas, procuraram sempre uma forma de manter a sua existência, resistindo aos desencantos da História. Com as nossas raízes na Serra da Estrela, e conhecendo bem o seu trabalho e o seu percurso difícil, dar visibilidade aos pastores da região – para quem não há férias, feriados ou dias santos, e ao nobre fruto do seu trabalho, é uma das missões em que nos empenhamos afincadamente.
Assim, o fornecimento de Queijo Serra da Estrela DOP (Denominação de Origem Protegida) para a Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau, quer seja através dos pastores do rebanho próprio do Grupo ou de forma articulada com pastores independentes da região com queijo certificado, não só tem assegurado o abastecimento sustentável de um produto estratégico, como destaca e reconhece o trabalho de quem está na origem da cadeia, prestigiando e promovendo a continuidade da pastorícia.
Enamorado por outro ícone da gastronomia portuguesa – o pastel de bacalhau, o Queijo Serra da Estrela DOP haveria de ter o seu palco merecido. O primeiro espaço da Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau abriu na Rua Augusta, a 4 de maio de 2015 e ali colocámos um
pastel de bacalhau em ouro, realçado pela moldura dentro da qual parece flutuar, na crença de que o Queijo Serra da Estrela DOP é um tesouro que Portugal não sabia ter. Um dramático acontecimento veio consolidar essa convicção: o espaço sofreu um incêndio a 23 de outubro desse mesmo ano tendo ficado totalmente destruído. O pastel de bacalhau em ouro, contudo, resistiu heroicamente. Vinte e um dias depois, as portas abriam-se novamente ao mundo, e o pastel de bacalhau em ouro ali continua, inabalável, afirmando-se como um hino à autenticidade e ao respeito pela origem e pela tradição.